Live marketing pode ser definido como marketing “ao vivo” ou marketing de experiência. Este segmento é conhecido por interagir com o público, proporcionar diálogo entre marcas e pessoas, e consequentemente, promover engajamento.
De acordo com a Ampro (Associação de Marketing Promocional), o Live Marketing abrange todas as ações, eventos e campanhas que acontecem ao vivo na relação do comprador com marca, produto ou serviço. É o conjunto de ferramentas e atividades que utilizam o contato, a experiência sensorial e a sinestesia. Essa interação tem um objetivo principal: criar conexão emocional que vise a geração de fidelidade e influência na decisão da compra (ou aceitação de uma nova ideia, por exemplo).
Um dos principais objetivos do live marketing é buscar sempre impacto positivo e engajamento imediato, já o desafio está em provocar interesse do consumidor e aproximá-lo da marca, gerando vendas ou valor.
A ações de live marketing podem envolver dezenas de atividades. Entre as de maior uso e destaque estão:
● Eventos, feiras e congressos;
● Ações promocionais (ofertas, liquidações, brindes, degustação, amostras grátis, distribuições gratuitas de prêmios);
● Ações de merchandising com diferentes tipos de sinalizações;
● Ações de Trade Marketing;
● Ativações de marca, marketing de incentivo, endomarketing;
● Ações digitais em mídias sociais, aplicativos e demais programas virtuais.
Mas afinal, por quê você deve investir no Live Marketing?
De acordo com uma pesquisa realizada pela Ampro (Associação de Marketing Promocional), os 4 principais impactos do Live Marketing são: aumento na rentabilidade, melhoria na imagem da marca, melhoria no relacionamento com o consumidor e o aumento das vendas.
Além disso, ele permite que uma mesma campanha possa ser realizada em diferentes plataformas ao mesmo tempo, envolvendo integração entre ações online e offline. Essas ações podem ainda ser replicadas ou complementares.
O Live Marketing está presente na sociedade atual, sempre pronto para engajar mais e fazer a diferença tanto para empresas quanto para o público. Essas estratégias são altamente capazes de envolver, converter e fazer com que diferentes marcas se tornem referência em seus segmentos.
Comentários